A economia quase sem imposto | Viagens ao Extremo | San Marino



A ECONOMIA QUASE SEM IMPOSTO

Apesar de San Marino não fazer parte da União Europeia, o país é autorizado a utilizar o euro como moeda corrente através de um acordo feito com o Conselho da União Europeia; também foi dado ao país o direito de usar seus próprios desenhos no lado nacional das moedas de euro. O pequeno número de moedas sanmarinesas, assim como era com a lira antes do euro, são de grande interesse para colecionadores de moedas.

(Moeda de 2 euros produzida em San Marino – como trata-se de item de colecionador, seu valor é bem superior a somente 2 euros)

O PIB per capita de San Marino e o padrão de vida são comparáveis aos da Itália. As principais indústrias incluem a bancária, eletrônicos e cerâmicas. Os principais produtos de agricultura são o vinho e o queijo.

(Compare os preços dos vinhos, que sem imposto, ficam a esse preço)

Os selos e carimbos de imigração de San Marino, que são válidos para correspondências postadas no país, são mais vendidos para filatelistas e são uma importante fonte de renda. San Marino é um membro da Cooperativa de Administração dos Pequenos Países Europeus.

(Os selos e carimbos que ao custo de 5 euros você poderá ter em seu passaporte – um excelente souvenir!)

Impostos

Os impostos sobre o lucro das empresas em San Marino é de 19%. Ganhos de capital estão sujeitos a uma taxa de 5%; a taxa de juros é fixa em 13%. O setor do turismo contribui com mais de 22% do PIB de San Marino, com aproximadamente 2 milhões de visitantes ano, principalmente italianos e russos.

Algumas coisas que você pode comprar em San Marino

(San Marino tem muitas, muitas lojas de armamentos de todos os tipos, desde tiro de bolinha, paintball, munições, armas e até fuzis)

(Um souvenir do país, o boné com as cores de San Marino sai por 10 euros)

(O casaco “oficial” do país, sem imposto, sai por 15 euros)

(Sim, San Marino tem uma seleção de futebol que joga na Série B da Europa contra países como Luxemburgo e Moldávia. Essa tem o peso da raridade e não sai por menos de 95 euros)

(Uma das lojas mais inusitadas de San Marino: a San Marino Duck Store, que só vende patos amarelos de borracha temáticos. Além do clássico, tem o gigante, o mini, o Pato Rainha Elizabeth, o Pato Princesa Diana, o Pato Donald Trump e o Pato de San Marino em sua armadura!)

(Exemplo de produto de marca sem imposto: este tênis da Puma oficial da Scuderia Ferrari sai por 89 euros)

(Um tênis clássico da Adidas sai por somente 49 euros)

São diversos os exemplos. Os perfumes ficam em torno dos 35 a 50 euros. Um par de alianças bem grossas de ouro 24 quilates sai por 340 euros. As possibilidades são infinitas e, apesar de a cidade ser pequena, por isso em nossos roteiros deixamos um dia só para as compras, e no outro fazer a visitação histórica sem ficar em um anda-para-anda-para. Falamos por nossa experiência de tempos no país!