Como chegar | Viagens ao Extremo | San Marino



COMO CHEGAR

Se você já estiver de carro pela Itália ou alugar um

(A Autoestrada A14 – Bologna-Ancona)

Só é possível chegar a San Marino via rodoviária – o país não tem aeroporto nem estação ferroviária – o que não impede que eles sejam utilizados (e em muitas vezes até mais práticos, como direi a seguir). De carro, siga a autoestrada Bologna-Ancona, pegue a saída Rimini Sud e depois a Superestrada Rimini-San Marino SS72 duplicada.

Agora o porquê de eu não recomendar muito o carro para ir a San Marino: a cidade (Città), onde todos querem ir, é muito limitada ao tráfego, estreita, cheia de pessoas andando na rua e em muitos locais somente carros emplacados em San Marino podem ir. Existem alguns estacionamentos para carros italianos, mas é bem complicado. Prefira transporte público.

Se você já estiver na Itália de trem

(Plataforma da estação ferroviária de Rimini)

Se você estiver viajando pela Itália e quiser conhecer San Marino e estiver de trem, as coisas facilitam um pouco. Desça na estação de Rimini e lá existem ônibus que levam até o alto da Città di San Marino a custo baixo (são só 20 km). Não pegue táxi, pois o custo aproximado é de € 70 até o alto da montanha.

E para quem está indo só para San Marino ou prefere um serviço direto?

(A companhia irlandesa Ryanair possui muitos voos para Bologna de diversas cidades na Europa a preços bem baixos)

Primeiro, você tem que chegar da sua cidade ao Aeroporto Internacional Giuglielmo Marconi, em Bologna, a porta de entrada para a Região da Emilia-Romagna na Itália, onde está San Marino independente no meio. Os voos geralmente custam barato.

Oferecemos dois tipos de serviços. Um é bem mais custoso, mas vai te levar direto do aeroporto com um motorista particular até o alto da Città di San Marino em aproximadamente 1 hora e meia.

O outro serviço que oferecemos sai bem mais barato, porém é preciso fazer uma conexão, bem simples. O serviço de Shuttle Rimini-Bologna sai do terminal de chegadas do aeroporto de Bologna (que é o que você utilizará para vir de qualquer país a San Marino) com bilhete impresso com código de barras, em bons ônibus, em aproximadamente 1 hora e meia de viagem até Rimini, onde ele te deixará em um local denominado Via Fada. Lá, você recolherá sua bagagem e já estará à sua espera um motorista sanmarinese para te levar até o ponto que designarmos onde carros podem ir, a uma curta caminhada dos hotéis que utilizamos na cidade (as duas empresas possuem acordo, você não precisa pagar nada ao motorista em San Marino). O custo dessa viagem, ida e volta, está saindo por volta dos € 70 (e é a modalidade que sempre uso na verdade). Somente marcamos o ônibus com horário de folga no aeroporto de Bologna, pois se você perder o ônibus por atraso de voo ou qualquer motivo, o carro não estará mais te esperando em Rimini. Reservas que envolvam a República de San Marino (ou RSM, como eles chamam) precisam ser feitas com no mínimo 24 horas de antecedência.