San Marino e o Eurovision | Viagens ao Extremo | San Marino



Para aqueles que ainda não sabem, farei uma breve introdução: o Eurovision Song Contest, ou Concours Euvision de la Chanson, é o maior concurso de música do mundo, que ocorre entre países-membros da EBU (European Broadcasting Union). Cada país participante envia uma canção original, que será apresentada ao vivo na televisão e rádio, e então depois vem a fase tensa de votação dos outros países para determinar o vencedor. Até 2018, 50 países estavam qualificados a participar e, desde 2015, a Austrália entrou como país convidado pelos fortes laços que tem com a Europa.

(O primeiro grande sucesso a sair do Eurovision, um dos programas mais longevos da TV mundial, no ar desde 1956 ininterruptamente)

(Sem dúvida o maior sucesso a ter sido conhecido pelo mundo através do Eurovision – o ABBA lançou sua carreira aqui, assim como Julio Iglesias e Céline Dion)

San Marino e o Eurovision

Explicações feitas, vamos ver a relação peculiar de San Marino, o menor país que até hoje participou do Eurovision. O país participou do concurso por 9 vezes, estreando na edição de 2008, seguida de apresentações ininterruptas desde 2011. Tendo fracassado em se qualificar para a final nas quatro primeiras tentativas, San Marino se qualificou para a Grande Final pela primeira vez em 2014. Valentina Monetta representou San Marino em 2012, 2013 e 2014, fazendo-a a primeira cantora sanmarinese a participar de três edições consecutivas do Eurovision. Sua mais recente apresentação em 2017 junto com Jimmie Wilson, deu a ela o título de pessoa que mais participou em edições do Eurovision em toda a história.

Estreia em 2008

Em junho de 2007 a Radiotelevisione della Repubblica di San Marino (SMRTV), o canal público sanmarinese, indicou interesse em fazer parte do concurso no futuro próximo, tudo dependendo do interesse dos acionistas, especialmente da transmissora italiana RAI, que havia saído do Eurovision desde 1997. Cinco meses mais tarde, o canal confirmou sua participação no Eurovision Song Contest 2008 em Belgrado, na Sérvia.

(A estreia de San Marino no Eurovision em 2008)

A primeira música sanmarinese a concorrer no Eurovision foi da banda Miodio, com a música em italiano “Complice”. San Marino tem a honra de ser o 50º país a participar do Eurovision. Entretanto, Miodio falhou ao passar para a final, recebendo somente 5 pontos no total e ficando em último lugar. Apesar disso, o vencedor do concurso de 2008, Dima Bilan (Rússia), concluiu sua “Winner’s Tour” em San Marino. A SMRTV cobriu o evento por completo.

Saída do Eurovision

2009

A SMRTV tinha planos de participar na edição de 2009 do Eurovision em Moscou, na Rússia. O Ministro da Cultura Sanmarinese anunciou logo após o concurso de 2008 que eles tinham “boas chances de retornar”. A SMRTV anunciou que iria rever o concurso de 2008, e de que teria uma decisão até o final do ano. Começaram os rumores de que o país não retornaria em 2009, por rumores que a SMRTV iria sair pelos resultados ruins de 2008, entretanto, a SMRTV desmentiu os rumores e reafirmou seu interesse na participação de San Marino em 2009. No final das contas, as SMRTV anunciou sua saída do Eurovision de 2009, depois de já ter feito o pedido de ingresso. A transmissora insistiu que tal fato não foi devido ao resultado ruim do ano anterior, mas sim dificuldades financeiras que a SMRTV estava enfrentando.

2010

San Marino não retornou ao Eurovision Song Contest 2010, que ocorreu em Oslo, Noruega, novamente citando razões financeiras que impediam a participação. A transmissora anunciou que esperava voltar no futuro e debateu uma possível participação no Junior Eurovision Song Contest.

O retorno de San Marino

2011

(Senit foi a cantora escolhida para o retorno de San Marino ao palco)

A SMRTV fez a inscrição para participar do concurso de 2011, o que mais tarde foi confirmado. Era a segunda participação no Eurovision Song Contest para San Marino. A cantora Senit foi a escolhida como a representante sanmarinese para o Eurovision Song Contest 2011, que ocorreu em Düsseldorf, na Alemanha. Ela cantou “Stand by”, em inglês. Assim como em 2008, a SMRTV cobriu todo o evento. Pela segunda vez, San Marino não conseguiu se qualificar para a Grande Final, ficando em 16º de 19 países, com 34 pontos.

2012

(Em 2012 começa a longa carreira de Valentina Monetta no Eurovision)

Em 17 de janeiro, foi confirmado pela EBU que San Marino participaria no Eurovision de 2012. Em 14 de março a SMRTV confirmou que Valentina Monetta iria representar San Marino no Eurovision Song Contest 2012, ocorrido em Baku, Azerbaijão. Ela foi selecionada internamente pela SMRTV. “Facebook Uh, Oh, Oh” foi apresentada como a música selecionada por San Marino. Entretanto, foi anunciado que a música quebrava a regra 1.2.2.g da competição (proibindo “mensagens comerciais de qualquer tipo”), no que resultou em as letras serem desqualificadas. A letra e o título da música foram logo alterados para “The Social Network Song (Oh Oh – Uh – Oh Oh)”. Valentina apresentou a música durante a primeira semifinal, mas não conseguiu passar para a final. Juntamente com Montenegro, esperava-se que a música terminasse o concurso em último ou penúltimo lugar, mas após todos os resultados serem revelados após a final em 26 de maio, foi revelado que a música de San Marino terminou em 14º lugar, marcando 31 pontos, fazendo dessa a música de maior sucesso na sua história na competição.

2013

(Já aqui Valentina virou sensação entre os fãs do festival)

San Marino confirmou em novembro de 2012 que iria participar da edição. Mais uma vez, em uma coletiva de imprensa em janeiro de 2013, Valentina Monetta foi revelada como a escolha para representar San Marino no Eurovision Song Contest 2013. Ela apresentou a canção “Crisalide (Vola)”, na segunda semifinal em 16 de maio de Malmö, Suécia. Pela quarta vez, San Marino não conseguiu passar para a final, apesar desta vez ser, ao contrário do ano passado uma das músicas preferidas oficialmente dos fãs. Entretanto, Valentina conseguiu o melhor resultado para San Marino: 11º lugar na semifinal com 47 pontos.

2014

(“Maybe” marcou um recorde para Valentina e San Marino)

Em 19 de junho de 2013, SMRTV San Marino confirmou que eles tinham um acordo pré-assinado com Valentina Monetta para que ela representasse San Marino no Eurovision Song Contest 2014 pela terceira vez. Isso fez Valentina a quarta cantora a representar um países em três Eurovisions seguidos, após Lys Assia pela Suíça e Corry Brokken pela Holanda, ambos nos anos 1956, 1957 e 1958 e Udo Jürgens pela Áustria em 1964, 1965 e 1966. Valentina conseguiu finalmente se qualificar para a Grande Final da primeira semifinal em 10º lugar com 40 pontos com a música “Maybe (Forse)”, a somente um ponto à frente de Portugal. Na Grande Final, Valentina foi a 25ª a se apresentar e terminou o concurso em 24º lugar, com 14 pontos.

2015-2016

Os anos de 2015 e 2016 marcaram a ausência de Valentina Monetta nos palcos do Eurovision, coisa que os fãs já estavam acostumados a ver. San Marino enviou uma música cada ano, mas nenhuma delas passou à Grande Final:

(Concorrente de 2015 – Michele Perniola e Anita Simoncini com a música “Chain of Lights”)

(Concorrente de 2016 – Serhat com a música “I Didn’t Know”)

2017

(Valentina de volta aos palcos quebrando mais um recorde)

Em 12 de março de 2017, a SMRTV anunciou que Valentina Monetta iria representar o país pela quarta vez, junto com o cantor americano Jimmie Wilson com a música “Spirit of the Night”. Eles ficaram em último lugar na semifinal, com somente 1 ponto, fazendo desse o pior resultado de San Marino até hoje.